Pesquisa
Material Industrial na Pintura Artística
Materiais Industriais na Pintura Artística.
Ao conhecer o processo de revestimento aspergidos metálicos com que a empresa Ogramac trabalha, vi a possibilidade de pesquisar esses produtos e essas técnicas dentro das artes visuais.
Em parceria, e com grande interesse de seus diretores, começamos a aplicar ligas metálicas (alumínio, cobre, estanho, nióbio, zinco) sobre áreas de painéis de madeira. Algumas vezes desenhando no local áreas limítrofes para a colocação, outras aplicando-o na placa toda.
Essa materialidade permite a intervenção artística que é feita através de abrasão gestual , como pinceladas, e também de desenhos delicados feitos com percloreto de ferro(ácido utilizado na gravura) propiciando tessituras, formas e cores num diálogo com a pintura, a tradição , o industrial e o contemporâneo. São novos paradoxos pois, a aspersão metálica preserva a resistência ao desgaste e a pesquisa vai no sentido contrario explorando a corrosão e o desgaste da superfície.
Em novembro de 2010 Norma Vieira expõe “Tempos Ácidos” na Galeria de Arte da UNICAMP mostrando esse deslocamento de aplicação de material industrial para o artístico . Série composta por 9 painéis de 100 x 100 cm.
Em setembro de 2011 expõe “Paisagem Ácida” no Centro de Convivência de Campinas apresentando novamente esse uso de materiais industriais e continuando com pequenos e delicados desenhos com percloreto de ferro e resina. Série composta por 10 painéis de 90 x 90 cm.
Leave a reply